GRUPO RUMO – Cinzas corações paulistas

Nos anos 80, a Radio Fluminense no Rio de Janeiro tocava uma programação musical alternativa que ia muito além do B-Rock, reggae e blues. A música popular brasileira também marcava presença, mas de uma forma um pouco “diferente” . Uma das bandas que merece destaque daquele período rico e raro da história das rádios no Brasil é o Grupo Rumo.

O Grupo Rumo foi criado por Luis Tatit em 1974 juntamente com Hélio Ziskind, Geraldo Leite, Paulo Tatit, Gal Oppido, Zecarlos Ribeiro e Akira Ueno (nos anos seguintes, ainda ingressariam no grupo Pedro Mourão (1976), Ná Ozzetti (1978) e Ciça Tuccori (1980), e tinha como propósito ampliar as perspectivas de composição, interpretação e arranjo instrumental da canção popular brasileira.

Junto com Ithamar Assumpção, Arrigo Barnabé, Premeditando o Breque, Os Mulheres Negras, entre outros, o Grupo Rumo é um dos maiores representantes do movimento Vanguarda Paulistana que aconteceu em São Paulo nos anos 80.

Este movimento não teve a mesma repercussão nacional da tropicália, mas em ternos de inovação e criatividade podemos afirmar que tem o mesmo peso na história da MPB.

Grupo Rumo para a Lapaloop se apresenta como a melhor tradução da música paulistana.

Vale a pena conhecer.

Tags - Alternative, latin, MPB, Regional, Samba
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram