A RADIO

Ao procurar a definição de música na internet, o tema torna-se cada vez mais complexo a medida que nos aprofundamos nele. Porque? Porque a música está diretamente ligada ao homem, ao ser humano e a sua necessidade constante de expressar o seu sentimento.

Para mim, música é isso: a mais antiga forma de expressão do homem. A música é diferente da comunicação em si pois ao se comunicar, o homem quer que a sua mensagem seja entendida pelo outro e na música, o homem quer um pouco mais . Ele quer principalmente que o seu sentimento seja absorvido pelo receptor. A diferença está em sentir um fato e não apenas ter o conhecimento sobre ele.

Na música o homem quer expressar o tamanho, o volume e a forma do seu sentimento. Através do som e dos silêncios entre eles, o homem constrói uma sensação. Esta sensação é transmitida muitas vezes sem palavras, e ao ser absorvida revela o quão mágico é o poder da música.

Desde os grunhidos tribais da pré-história até os grunhidos tribais do pós punk, o homem tem uma extensa e milenar historia construída. E esta história precisa ser contada.

A Lapaloop é uma rádio que tem a curiosidade de entender esta história e depois a vontade de reproduzi-la. A tarefa será impossível se tentarmos ser exatos, matemáticos, precisos. E para torna-la viável, vamos simplificar, seguir os nossos instintos e sensibilidade através da audição.

Eclética

Qual seria a relação do sentimento daquela mulher negra, que nos 20, em meio a tantos problemas raciais, conseguia expressar o seu sentimento “blues” , com a adolescente dos morros cariocas que registra sua inconformidade com o sexismo e o machismo do universo funk?

Qual a relação da abrangência da genialidade branca e clássica de um Mozart com a mais tribal expressão de tambores negros africanos, que assim como o primeiro foi disseminado e absorvido pelo mundo todo da mesma forma?

Qual a relação do rock pesado com o samba, do jazz com o manguebeat, alternativos e pop, fácil, difícil, de qualquer nacionalidade, tempo ou cor?… Para entender a história do homem é preciso ouvir estas muitas histórias diferentes. Mas em comum que todas elas sejam bem contadas. De forma agradável aos nossos ouvidos, a nossa mente, a nossa imaginação…

A Lapaloop quer isso, que você deleite o seu cérebro com a endorfina que a musica produz, que se emocione com a adrenalina que “aquela” música pode causar com a surpresa da sua chegada, Quer que você volte ao seu passado e visualize o seu futuro, abra a sua mente para o sentimento alheio e amplie o seu conhecimento sobre esta historia, a historia do homem, a sua historia.

 

Projeto Lapaloop

A Lapaloop nasceu nos anos 2000 junto com a popularização da internet no Brasil. Nasceu também da ânsia de usufruir da oportunidade de acesso livre ao até então restrito mundo da informação, do código e do compartilhamento. Nasceu na época de uma internet livre e libertária, sem corporativismo e controle de massa. A Lapaloop acredita no aprendizado que a convivência entre as diversidades pode promover.

Sergio Carneiro

 

Translate »